quarta-feira, 14 de março de 2007

Hamilton De Holanda Quinteto - Brasilianos (2006) (Música Instrumental Brasileira))


“Um disco feito em homenagem ao povo brasileiro e aos seus jovens músicos, que, sem perceber, estão criando a Moderna Música Instrumental Brasileira, fincada nos elementos mais brasileiros, mas sem fechar os olhos para os acontecimentos globais. Justamente por isso, Brasilianos é um disco de músicas que fiz inspirado em nomes importantes da nossa história, como Baden Powell, Pixinguinha, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, entre outros. São músicas, em sua maioria, que podem ser executadas por um simples assobio, ou por uma orquestra, isto quer dizer, melodias comunicativas junto a ritmos, harmonias e improvisos, aquilo que temos de melhor em nossa tão admirada Música Popular Brasileira. É claro que não podiam faltar releituras de compositores que gostamos tanto: Villa-Lobos e Gilberto Gil. Venho junto com os meus companheiros de ideal e excepcionais músicos: Daniel Santiago, violão, André Vasconcellos, baixo elétrico, Márcio Bahia, bateria, e agora um novo componente, o jovem gaitista Gabriel Grossi, formando assim o Hamilton de Holanda Quinteto. Somos cinco solistas, cada qual em sua especialidade. (...)"

Hamilton De Holanda, Rio, 07/03/06 ¹


Vigoroso, virtuoso, brilhante, sensível, único são alguns dos adjetivos constantes na carreira deste músico que reinventa o bandolim. Hamilton de Holanda é um artista versátil, com um trabalho maduro, respeitado pela classe e que carinhosamente recebeu da imprensa francesa o título de "Príncipe do Bandolim". Segundo seus ilustres admiradores nomes como Djavan, Hermeto, Ivan Lins, João Bosco, Hermínio Bello de Carvalho,... é "Um dos melhores músicos do mundo". (...)Hamilton adicionou duas cordas extras (10 no total) ao seu bandolim que associadas ao virtuosismo e energia de um astro de rock repaginou a imagem do instrumento elevando-o ao status de pop. Com a sua postura de artista principal, aliada à velocidade assombrosa de seus solos e aos improvisos magistrais e profundos criou o interesse em uma nova geração de se fazer um novo som, um novo timbre. Hamilton vem se apresentando em diversos eventos e festivais de grande importância, no Brasil e no Mundo, recentemente em turnê européia dividiu o palco com Richard Galliano (melhor acordeonista do mundo) e John Paul Jones do Led Zepellin, além de uma noite singular com os músicos do Buena Vista Social Club. Seu último trabalho “BRASILIANOS” (2006) foi gravado com a nova formação um Quinteto, e é um manifesto pela acessibilidade do grande público à música contemporânea brasileira feita pelos seus jovens virtuoses.(...)Hamilton tira o fôlego de qualquer um com suas interpretações e performances cheias de emoção. Sua versatilidade lhe permite se apresentar com propriedade em qualquer formação: solo, com orquestra, duo, power trio, quinteto entre outras...."²


Album simplesmente maravilhoso principalmente pra quem gosta da boa música instrumental brasileira e que vai gostar principalmente da forma como ela pode ser misturada com Fusion e outros estilos de Jazz e música popular.

Quanto ao Hamilton, assisti a apenas um show dele (exatamente com esse Quinteto) e fiquei boquiaberto do começo ao fim. Uma palhetada precisa e veloz e frases de hiper bom gosto, além de excelentes duetos com a Gaita de Gabriel Grossi. Sem dúvida o mais genial músico da atualidade e um dos mais revolucionários bandolinistas já vistos. a Impressão ao -lo tocando é que ele tá tocando uma guitarra só que de 10 cordas (5 cordas duplas) e bem menor, ele tem uma pegada toda de guitarrista por mais que jure que nunca encostou numa guitarra na vida.

Enfim, um album único, de um músico único, com um conjunto único. Se ainda não baixaram ou não ouviram não sabem o que estão perdendo.

Destaque para a maravilhosa "Pedra Da Macumba", a linda "Baião Brasil", a diferente releitura de "Trenzinho do Caipira" do mestre Villa-Lobos, Ao baixo Fretless em "Valsa Em Si" e a Genial "Hermeto Tá Brincando", óbviamente, uma homenagem à Hermeto Pascoal.


Deliciem-se


Setlist:

01 Pedra da Macumba

02 Brasilianos

03 Baião Brasil

04 Caçua

05 01 Byte 10 Cordas

06 Pra Você Ficar

07 Trenzinho do Caipira

08 Saudade do Futuro

09 Valsa Em Si

10 Procissão (Gilberto Gil!!!)

11 Pra Sempre

12 Dor menor

13 Hermeto Tá Brincando


Músicos:

Hamilton de Holanda (Bandolim de 10 Cordas e Bandolim Caipira nas Faixas 8 e 9)

Gabriel Grossi (Gaita)

Daniel Santiago (Violão)

André Vasconcellos (Baixo Elétrico e Baixo Freatless)

Marcio Bahia (Bateria)



Link Para Download no nome do Album!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse disco é muito bom
não tinha conseguido algumas musicas dele, valeu em
Aproveitando o espaço, no fim de semana de 16,17 e 18 de novembro o Hamilton de Holanda com o André Mehamari no projeto "Contínua Amizade" vão tocar no Auditorio Ibirapuera, da uma olhada no site www.auditorioibirapuera.com.br
la tem um video dos dois e melhores informações sobre o show
Valeu galera

Anônimo disse...

já expirou o link, que pena.

Unknown disse...

Olá
Sou Marina Rossi e trabalho no Auditório Ibirapuera.
Gostaria de deixar aqui resgitrado, que nos próximos dias 18,19 e 20 de janeiro de 2008, teremos um espetáculo imperdível para vocês que gostam de YAMANDU COSTA e HAMILTON DE HOLANDA.

Faça sua reserva sem taxa adicional pelo e mail:
reservas@iai.org.br
ou então monte seu grupo e tenha condições especiais entrando em contato pelo e mail:
grupos@iai.org.br

Ingresso inteiro R$ 30,00 e meia entrada R$ 15,00.

Espero seu contato
Marina

Anônimo disse...

olha soh , vo aparece sim marina, mas qual é a vantad]gem de montar os grupos, me manda um email ralph_hiroshi22@hotmail.com

é gravação de cd né ?
esses caras arrebentam
valeu mesmo marina

coisasdocaio disse...

Eu fui nesse show ai , bem legal mesmo!
Aquele Auditório Ibirapuera também ajuda muito, a acústica do lugar é maravilhosa, o Hamilton vai toca com o quinteto lá agora!
Brasilianos 2 lançamento do cd, do dia 9a 11 de maio, olha lá no site dele. Esse eu não sei se eu vou mas se alguém for me fala como foi depois

Anônimo disse...

degree stewart suggests goyal energetics lalfkk rothenberg towards projection working export
lolikneri havaqatsu